Notícias >> Afonso Quinta entrou para a história da Travessia do Leme ao Pontal


Na manhã de 26 de abril de 2019, o nadador Afonso Quintas dos Santos Colares entrou na história do Cruzeiro do Leme ao Pontal ao concluir a travessia com o tempo de 10h 58min 48sec na modalidade solo sem neoprene.

Com 58 anos de idade e natural do estado do Ceará, Quintas nadou os 36Km do percurso que passa pelas famosas praias da cidade do Rio de Janeiro, tornando-se o nadador mais antigo e primeiro do Ceará a terminar este Desafio.Afonso Quintas teve um longo e duro treinamento que exigiu uma dedicação diária de 7 horas.

Durante sua preparação, nadou por duas semanas a 12km por dia, além de realizar várias atividades de reforço mental fora da água.Antes da Travessia do Leme ao Pontal, Quintas já havia realizado o dobro da Maratona 14 Bis (24Km), servindo como experiência para o nadador.A natação começou às 1 horas da manhã em uma bela noite com um mar de 1 metro de altura, suando ondulado e fraco vento noroeste. A água era cristalina com uma temperatura de 27 graus Celsius.

Tudo foi muito favorável para que Afonso fizesse uma ótima travessia.Como o nadador é nativo do nordeste brasileiro, havia a preocupação com a possibilidade de entrar em um riacho com águas geladas.

Mas isso não aconteceu e Afonso ficou confortável na água.No final, Afonso Quintas relatou: "Estou muito feliz e só tenho de agradecer a todos que me ajudaram e torceram por mim. Esta é uma das passagens mais difíceis do país e estou feliz por ter conseguido fazê-lo. Este troféu que recebo aqui dedico à minha família, meus amigos, a Márcia Braga que treina comigo e em breve estará realizando a corrida, minha nutricionista Fernanda e o técnico Samir Barel. Sem ele, eu nunca teria conseguido completar este desafio. Esta conquista é nossa! ", Disse Quintas no final da travessia.

Com o sucesso do mergulho de Afonso Quintas, a Associação de Natação do Leme Pontal já registrou 24 solos e 13 nados em revezamento.