03/01/2015 07h50 - Atualizado em 12/01/2015 21h10

Do Leme ao Pontal: G1 lista dez praias imperdíveis do Rio

Escritório preferido dos cariocas fica aberto 24 horas.
Praia de Copacabana é uma das preferidas dos turistas.

Do G1 Rio

Espremida entre o mar e o verde, a pequena faixa de areia da Prainha parece justificar o diminutivo do nome.  (Foto: Gabriel Barreira / G1)Espremida entre o mar e o verde, a pequena faixa de areia da Prainha parece justificar o diminutivo do nome. (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Para entrar, o traje exigido é simples. O escritório preferido dos cariocas fica aberto 24 horas e a classificação etária é livre. Com um vastíssimo litoral, o Rio de Janeiro tem praias acessíveis, no burburinho da cidade, e as que ficam isoladas, como que inibidas por tamanha beleza e sinuosa geografia. O G1 listou 10 delas, imperdíveis para turistas e moradores da Cidade Maravilhosa.

PRAINHA
Espremida entre o mar e o verde, a pequena faixa de areia da Prainha parece justificar o diminutivo do nome. Mas é mais fácil acreditar que o apelido carinhoso, bem no estilo 'carioquês', é só uma forma delicada de falar do aprazível recanto da Zona Oeste, onde não é possível chegar de ônibus. Sem acesso pelo transporte público, a chegada fica restrita aos madrugadores que pegam o carro cedo para fazer uma pequena viagem. A praia, no entanto, se autolimita. Quem chegar tarde, não vai encontrar vagas.Copacabana é uma dos cartoes-postais dos turistas (Foto: Alê Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Praia de Copacabana (Foto: Alê Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)Copacabana é uma das prefereidas dos turistas
(Foto: Alê Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)

COPACABANA
A preferida dos gringos e dos cartões-postais, a Praia de Copacabana é famosa por ser palco do "maior réveillon do mundo", quando milhões de pessoas se espremem para assistir à queima de fogos. Durante os dias ensolarados, também aglomera turistas.

ARPOADOR
Uma das mais famosas praias do Rio, a Praia do Arpoador atrai surfistas na ânsia por uma onda perfeita e praticantes de Stand Up Paddle. Da pedra, que fica cravejada de turistas e cariocas em busca de um bom lugar na "plateia", é possível ver sol se despedir com uma sonora salva de palmas.

Mar raso e calmo deixou água verde cristalina no Arpoador (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Mar raso e calmo deixou água verde cristalina no Arpoador (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
Localizada dentro de um condomínio do Joá, na Zona Oeste do Rio, a Praia da Joatinga fica dentro de um condomíni fechado, mas não é restrita somente aos moradores (ainda bem!).  (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Praia da Joatinga fica dentro de um condomínio
fechado (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)

JOATINGA
Localizada dentro de um condomínio do Joá, na Zona Oeste do Rio, a Praia da Joatinga não é restrita somente aos moradores (ainda bem!). Chegar a pé é uma tarefa bem difícil, por isso, a praia é conhecida por atrair artistas e famosos, em busca de privacidade e tranquilidade.

IPANEMA
Nem os frequentes assobios são capazes de perturbar a paz de quem escolhe a Praia de Ipanema para dar um mergulho ou reforçar o bronzeado. Em alguns pontos, os banhistas fazem barulho para alertar desatentos da ronda policial, que procura a origem do cheiro de maresia. Os que defendem o uso medicinal da erva aproveitam o local como ponto de encontro para marcar protestos como a Marcha da Maconha.

Banhistas lotavam Praia de Ipanema nesta manhã (Foto: Guilherme Brito/G1)Banhistas na Praia de Ipanema (Foto: Guilherme Brito/G1)



RESERVA
Das praias alternativas do Rio, talvez a maior em tamanho e também em calmaria. Por conta da extensão, é difícil ver a Praia da Reserva lotada. Situada entre os bairros da Barra da Tijuca e Recreio, Zona Oeste, fica incrustrada na Área de Proteção Ambiental de Marapendi. Por isso, a Reserva Florestal acabou emprestando o nome à praia.

E por falar em samba, Zeca Pagodinho, natural de Irajá e criado em Del Castilho, no subúrbio do Rio, elegeu a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, como o seu local preferido na cidade.  (Foto: Cristiane Cardoso / G1)Praia da Barra da Tijuca
(Foto: Cristiane Cardoso / G1)

BARRA DA TIJUCA
Uma das praias mais democráticas da cidade, por conta da sua extensa faixa de areia, reúne famosos e mulheres de corpos malhados na altura do Quiosque do Pepê, próximo ao Posto 2, e moradores de comunidades no Posto 8, próximo à Alvorada, ponto final de alguns ônibus da cidade.

ABRICÓ (GRUMARI)
Durante o fim de semana , a praia tem seguranças logo na entrada. Mas é por um bom motivo: garantir que todos que pisem naquelas areias estejam nas mesmíssimas condições: nus. A praia naturista de Abricó, também na Zona Oeste, costuma colecionar dezenas de pessoas, principalmente casais e homens, nos finais de semana. “À vontade”, os frequentadores garantem que os mergulhos são muito mais agradáveis.

Durante a semana, não há restrição do uso de roupas na praia de Abricó . Nos finais de semana, há até segurança para não permitir a entrada de curiosos vestidos (Foto: Gabriel Barreira/G1)Durante a semana, não há restrição do uso de roupas na praia de Abricó . Nos finais de semana, há até segurança para não permitir a entrada de curiosos vestidos (Foto: Gabriel Barreira/G1)

LEBLON
A praia do bairro representado quase sempre pelas novelas de Manoel Carlos agrega de jovens universitários a crianças no Baixo Bebê. Por ali, paparazzis quase sempre conseguem encontrar um bom registro de famosos se refrescando e tomando sol no Posto 12.

No Leblon, areias ficaram tomadas ainda pela manhã (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)Praia do Leblon é uma das mais procuradas por cariocas e turistas (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)

PRAIA VERMELHA
A praia, que fica entre dois morros, está próxima a entrada dos bondinhos do Pão de Açúcar, na Urca, um dos cartões-postais da cidade. Com sua areia avermelhada e mar calmo, é muito frequentada por amantes de canoa havaiana e do remo.

Praia Vermelha (Foto: Alexandre Macieira / Divulgação Riotur)Praia Vermelha é um dos cartões-postais da cidade (Foto: Alexandre Macieira / Divulgação Riotur)

 

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de