Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Do Leme ao Pontal, não há nada igual!

swimchannel

20/05/2016 11h56

Eternizada na voz de Tim Maia, a canção "Do Leme ao Pontal" motivou Luiz Lima a concluir a travessia entre os dois pontos nas águas do Rio de Janeiro em um desafio inédito no ano de 2008. Desde então, além de Luiz, outros dois nadadores decidiram atravessar a nado as águas que separam a Praia do Leme ao Pontal: Adherbal de Oliveira que concluiu o desafio em 2015 e Paulo Amaral este ano. E agora o clube de desbravadores desse grande desafio vai ganhar um novo nome: Patrícia Farias de França.

A epopeia de Patrícia já tem data marcada. Começará no próximo dia 28 de maio, com previsão de chegada no dia seguinte as 11h da manhã. Uma travessia de aproximadamente 35 km e que será muito desgastante física e mentalmente. Mas Patrícia tem muita experiência em provas de águas abertas, já tendo realizado diversas travessias ao longo de sua carreira e por também conhecer o percurso que vai encarar.

A nadadora Patrícia Farias de França - Foto: Arquivo pessoal

A nadadora Patrícia Farias de França – Foto: Arquivo pessoal

"Ela vem se preparando desde o dia que o Adherbal concluiu a travessia. Ela o acompanhou por 25 km e quando saiu da água falei a ela que iria prepará-la para ser a primeira mulher a concluir o desafio e na hora ela topou", conta Renato Ribeiro, técnico de Patrícia e também head coach da Equipe Navegantes que realiza seus treinos no posto 6 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

E ele garante que Patrícia esta pronta para um desafio tão desgastante. "As seções de treinos são puxadas em dois turnos, com treinamento a seco com fortalecimento e mais os longos com durações a partir de 4 horas direto. Os treinos são divididos entre a praia e piscina", revela Renato que também contou a SWIM CHANNEL que Patrícia tem em mente cruzar o Canal da Mancha nos próximos anos.

Patrícia e o técnico Renato Ribeiro - Foto: Arquivo pessoal

Patrícia e o técnico Renato Ribeiro – Foto: Arquivo pessoal

Resta pouco mais de uma semana para que Patrícia realize a travessia. Além dos treinamentos e últimos ajustes, ela terá uma "forcinha" extra dia 28. Adherbal de Oliveira vai recompensar o incentivo que teve ano passado e irá acompanhar a nadadora dentro do barco de apoio. Renato conta ainda que muitos atletas da equipe dos Navegantes se inspiram em Adherbal e pretendem realizar esse desafio no futuro. "Ele despertou isso dentro da equipe e hoje muitos atletas daqui e de fora do estado me procuram para realizar esse desafio comigo e com a Navegantes", finaliza Renato.

Patrícia fará história ao se tornar a primeira mulher a concluir um das travessias mais difíceis do país. E como diz a canção do saudoso Tim Maia, "Do Leme ao Pontal, não há nada igual".

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel