Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Do Leme ao Pontal para o Canal da Mancha

swimchannel

07/03/2016 11h30

No último dia 27 de fevereiro, o nadador Paulo Amaral entrou para um seleto grupo que vem se formando na águas abertas do Brasil: completar a Travessia do Leme ao Pontal, na cidade do Rio de Janeiro e que soma aproximadamente 35 km. Além de Paulo apenas outros dois nadadores concluíram esse grande desafio: Luiz Lima, o pioneiro que atravessou em 2008, e Adherbal de Oliveira em 2015. Aos 53 anos de idade, Paulo nadou o trajeto em 13h25min e agora já planeja novos desafios.

Há alguns anos Paulo, que começou a nadar quando criança foi aos poucos sendo atraído para nadar competições em águas abertas e desde então já participou de eventos tradicionais como o Desafio Rei & Rainha do Mar, Travessia dos Bravos, Travessia 14 Bis e Ilha do Mel. Em 2014 resolveu dar um passo a frente, ou melhor, uma braçada a frente e decidiu realizar a Travessia do Canal da Mancha. O treinamento para esse desafio, agendado para acontecer entre junho e julho de 2016, vem sendo planejado e acompanhado pelo técnico Igor de Souza que já atravessou duas vezes o Canal (a segunda vez ida e volta).

O nadador Paulo Amaral - Foto: Arquivo pessoal

O nadador Paulo Amaral – Foto: Arquivo pessoal

Entre os muitos treinos que passou a realizar visando o objetivo, ele encontrou motivação na bem sucedida travessia do Leme ao Pontal que Adherbal de Oliveira fez ano passado como parte de seu treinamento para atravessar o Canal da Mancha. "Eu sempre sonhei em fazer a Travessia do Leme ao Pontal tendo como ídolo o Luiz Lima, mas sem as condições técnicas e físicas, apenas sonhava. Minha vontade aumentou quando o Adherbal a completou brilhantemente como treino para atravessar o Canal da Mancha. Decidi que era o momento certo para validar meu treinamento, e em função das características do Canal da Mancha teria que fazê-la de sunga, touca e óculos. O Igor, meu técnico concordou com realização dessa prova. Então planejei a travessia saindo no dia 26 de fevereiro de 2016 (sexta-feira) as 21h07min, e a concluí no dia 27 de fevereiro de 2016 (sábado) às 10h32min", conta Paulo.

O nadador planejou concluir a travessia em 12h40min, mas devido a contratempos durante o percurso acabou concluindo em 13h25min, aumentando a distancia de 35 km para 38,95 km. "Do Posto 6 ao Canto do Leblon, na altura do canal do Jardim de Alah, o barqueiro errou o rumo e tive que corrigi-lo. Já no Clube Costa Brava até o início da Reserva novamente ele errou e tive que entrar 3 km para a praia. Foi doloroso perder este tempo e energia", afirma Paulo que também enfrentou a força da correnteza e do mar, em quase toda a prova, principalmente no final da prova. "Sentia meus tríceps e bíceps queimando, mas abaixei a cabeça e briguei até o fim. Foi emocionante chegar! Essa travessia me deixou mais forte para o Canal da Mancha", conta o atleta que agora focará a adaptação em água gelada, que estará em torno de 14 a 15°C.

Este foi o trajeto percorrido por Paulo Amaral - Foto: Reprodução

Este foi o trajeto percorrido por Paulo Amaral – Foto: Reprodução

Paulo, que é engenheiro civil, tem uma rotina pesada de treinos com cerca de 48 km por semana de braçadas e pernadas, sendo 40 km na piscina e mais 8 km no mar. Após concluir a travessia do Leme ao Pontal se sente cada vez mais forte e motivado para atravessar o Canal da Mancha. "Este foi o maior teste de travessia de longa distância que realizei, com desafios que incluem a natação solitária e o enfrentamento nas típicas mudanças das condições do mar, uma prova desgastante psicologicamente, onde toda a minha preparação foi posta a prova. Uma prova muito gratificante, que me fortalece para o meu objetivo maior que é a Travessia do Canal da Mancha", finaliza Paulo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel